quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Hipermídia e Hipertextos

Hipermídia é a união de meios que dá acesso ao mesmo tempo a imagens, textos e sons mutuamente, permitindo fazer links entre seus componentes de mídia controlando sua própria navegação, além de tirar textos, imagens, sons fazendo com que o usuário possua a sua própria versão desenvolvida por ele.Permite um nível mais elevado de interatividade permitida ao usuário.


Multimídia é definida como o conjunto de textos, imagens, sons, animações, interações e vídeos. Seu objetivo principal consiste na transmissão de uma mensagem a um determinado público.Corresponde a integração de diferentes modalidades de mídia: gráficos, imagens, textos, áudio, animação ( que possibilita melhor visualização de imagens em 3-D, enriquece representações gráficas, permite mapear fenômenos que mudam com o tempo, etc.) e vídeo ( utilizado para mostrar coisas que se movem) na representação de dados.

Planejando atividades com hipertexto


Escravidão: ontem e hoje


Objetivos específicos
Promover a reflexão sobre a utilização da mão-de-obra escrava no Brasil; favorecer o estabelecimento de relações entre passado e presente - e possibilita debater sobre a condição da população negra na atualidade.

Objetivos Gerais
1. Conhecer o significado do conceito de escravidão durante os períodos colonial e imperial.
2. Estabelecer relações entre a escravidão no passado e no presente, analisando semelhanças e diferenças.

Estratégias
1. Levar a sala de aula reportagens e notícias diversas sobre o trabalho compulsório na atualidade: exploração de trabalhadores brasileiros que migram para outras regiões, em busca de melhores condições de vida; e de estrangeiros que vêm ao país e são submetidos a situações degradantes. Orientar os alunos para que façam a leitura individualmente.
2. Depois de realizada a leitura, solicitar que exponham os principais fatos. Os alunos que tiverem lido o mesmo texto podem ajudar a sintetizar as principais informações.
3. Escrever na lousa o significado da palavra escravidão e faça uma explanação sobre o tema. É fundamental que a questão econômica seja evidenciada, desde que o professor a relacione a outros aspectos, como, por exemplo, as teorias sobre inferioridade e superioridade das raças.

Recursos utilizados
1. Matérias de jornais e revistas.
2. Rádio
3. Internet
4. Livro didático

Atividades1. Dividiu-se a lousa em duas colunas: "passado" e "presente". Os alunos preencheram a tabela com as características da escravidão, após terem feito a leitura do texto "Escravidão ontem e hoje: o trabalho compulsório ainda existe no Brasil". 2. Discussão e reflexão da música: Racismo é burrice; Gabriel Pensador.
http://www.youtube.com/watch?v=6kc1Dcs76TI
http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/137000/
3. Realização de cartazes de combate ao preconceito.
4. Explanação sobre o processo de abolição da escravatura no Brasil.

Avaliação

Serão avaliados durante todas as etapas da aula, de acordo com o desenvolvimento e participação dos alunos em sala de aula.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Coisas importantes e significativas.

A internet facilitou uma proposta que era muito difícil de ser aplicada em meios usualmente não-digitais (como o livro, o jornal, etc.): a idéia de hipertexto e os seus hiperlinks (hiperligações).
No hipertexto, pulamos de uma leitura para outra e vamos de um texto para outro, muito rapidamente. Ou seja, o escritor não precisa mais escrever um texto, preso a uma linearidade, pois ele pode propor a transição do leitor entre a leitura de vários textos. Esta possibilidade de escolha que se dá ao leitor, de seguir o caminho de leitura que preferir, pois até então, geralmente o leitor só poderia mudar a ordem de leitura de um texto ao pular algumas páginas do livro e começar no final, por exemplo, mas provavelmente esta leitura ficaria desconexa e sem sentido. Ao navegarmos por um hipertexto percebemos que os seus mecanismos de aprendizagem são os mais diversos, entre eles podemos identificar: a auto - aprendizagem, a curiosidade, a exploração e a capacidades de selecionar informação. Essa nova configuração textual por permiti a reunião de um grande número de textos, nos oportuniza, uma manipulação mais agradável.
Ao navegarmos usando o recurso do hipertexto, percebemos que por mais que o objeto de estudo seja o mesmo, vislumbram-se novas possibilidades, de leituras. Podemos neste mesmo suporte ter acesso a conteúdos complementares sem que para isso tenhamos que acessar outro site.

Rívea Natchia de Paula Leal

Impressões sobre experiências de navegação.

Impressões sobre experiências de navegação.

É público e notório que vivemos numa sociedade altamente tecnológica, onde a quantidade de conhecimentos acumulados pelo homem dobra em questão de poucos anos – muito diferente do que acontecia há cem ou duzentos anos atrás.
Nesta perspectiva, o ensino da História deve estar atento para as mudanças advindas dessa nova realidade, possibilitando ao educando ser capaz de compreender, de ser crítico, de poder ler o que se passa no mundo, qualificando-o para ser, dentro deste processo, um cidadão pleno, consciente e preparado para as novas relações trabalhistas. Para que isto aconteça, a atividade de ensinar deve estar em sintonia com o nosso tempo.
Essa nova conjuntura confere a oportunidade do aluno seguir seu próprio caminho, ser o construtor e o maior responsável pela aquisição contínua do conhecimento que ele próprio julga necessário obter. Entretanto, o professor, precisa se adequar às novas regras do jogo, ou seja, precisa achar uma nova maneira e estratégia de readquirir sua importância – e este processo, naturalmente, não estará livre de estranhamentos iniciais, acidentes de percursos, erros, acertos, derrotas, vitórias, resistências, etc.