quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Coisas importantes e significativas.

A internet facilitou uma proposta que era muito difícil de ser aplicada em meios usualmente não-digitais (como o livro, o jornal, etc.): a idéia de hipertexto e os seus hiperlinks (hiperligações).
No hipertexto, pulamos de uma leitura para outra e vamos de um texto para outro, muito rapidamente. Ou seja, o escritor não precisa mais escrever um texto, preso a uma linearidade, pois ele pode propor a transição do leitor entre a leitura de vários textos. Esta possibilidade de escolha que se dá ao leitor, de seguir o caminho de leitura que preferir, pois até então, geralmente o leitor só poderia mudar a ordem de leitura de um texto ao pular algumas páginas do livro e começar no final, por exemplo, mas provavelmente esta leitura ficaria desconexa e sem sentido. Ao navegarmos por um hipertexto percebemos que os seus mecanismos de aprendizagem são os mais diversos, entre eles podemos identificar: a auto - aprendizagem, a curiosidade, a exploração e a capacidades de selecionar informação. Essa nova configuração textual por permiti a reunião de um grande número de textos, nos oportuniza, uma manipulação mais agradável.
Ao navegarmos usando o recurso do hipertexto, percebemos que por mais que o objeto de estudo seja o mesmo, vislumbram-se novas possibilidades, de leituras. Podemos neste mesmo suporte ter acesso a conteúdos complementares sem que para isso tenhamos que acessar outro site.

Rívea Natchia de Paula Leal

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