quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Escravidão: Ontem e Hoje

PLANO DE AULA
Objetivos específicos:
Promover a reflexão sobre a utilização da mão-de-obra escrava no Brasil; favorecer o estabelecimento de relações entre passado e presente - e possibilita debater sobre a condição da população negra na atualidade.

Objetivos Gerais:
1. Conhecer o significado do conceito de escravidão durante os períodos colonial e imperial.
2. Estabelecer relações entre a escravidão no passado e no presente, analisando semelhanças e diferenças.

Estratégias
1. Levar a sala de aula reportagens e notícias diversas sobre o trabalho compulsório na atualidade: exploração de trabalhadores brasileiros que migram para outras regiões, em busca de melhores condições de vida; e de estrangeiros que vêm ao país e são submetidos a situações degradantes. Orientar os alunos para que façam a leitura individualmente.
2. Depois de realizada a leitura, solicitar que exponham os principais fatos. Os alunos que tiverem lido o mesmo texto podem ajudar a sintetizar as principais informações.
3. Escrever na lousa o significado da palavra escravidão e faça uma explanação sobre o tema. É fundamental que a questão econômica seja evidenciada, desde que o professor a relacione a outros aspectos, como, por exemplo, as teorias sobre inferioridade e superioridade das raças.

Recursos utilizados
1. Matérias de jornais e revistas.
2. Rádio
3. Internet
4. Livro didático

Atividades
1. Dividiu-se a lousa em duas colunas: "passado" e "presente". Os alunos preencheram a tabela com as características da escravidão, após terem feito a leitura do texto "Escravidão ontem e hoje: o trabalho compulsório ainda existe no Brasil".
2. Discussão e reflexão da música: Racismo é burrice; Gabriel Pensador.
http://www.youtube.com/watch?v=6kc1Dcs76TI
http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/137000/
3. Realização de cartazes de combate ao preconceito.
4. Explanação sobre o processo de abolição da escravatura no Brasil.

Avaliação

Serão avaliados durante todas as etapas da aula, de acordo com o desenvolvimento e participação dos alunos em sala de aula.

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