terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cidadão - Cidadania

O que é cidadania?
Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.

A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.

"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos."
Juarez Távora - Militar e político brasileiro


1. Comente o artigo.
2. Na sua opinião, o que é cidadania e o que é "ser cidadão"?
3. Todas as pessoas exercem sua cidadania? Justifique.

72 comentários:

Unknown disse...

Alander Araujo; Larissa Lima Jaquel Londero!
2ºA
.1- O artigo é Bastante explicativo sobre a cidadania, é facil de entender sobre o que significa ser um cidadão e como agir no seu dia a dia.

.2- Ser cidadão é saber respeitar opinião de outras pessoas para melhorar a sua vida e a vida dos outros.

.3- não.Porque nem todas as pessoas exercem seus direitos para fazer com que tenhamos uma vida melhor.

Unknown disse...

1-O artigo fla de cidadania, com se faz para ser um cidadao e oq um cidaddao deve fazer para ser um bom cidadao.
2-Ser cidadao eh participar das decisoes da sociedade e pensar nao so em si msm mas em otros cidadoes.
3-Nao, ha tbm aqeles qe infringem as regras de uma cidadania, fazendo com qe sua parte nela, seja disfeita se otrnando um "nao-cidadao".

IiihuL!

Unknown disse...

1. O artigo nos mostra um pouco do que é cidadania e cidadão.
Nós concordamos com esse artigo, pois a cidadania é realmente um gesto de respeito para com os outros e sem ela e seus cidadãos não haveria uma sociedade justa, porque mesmo que nem todos façam sua parte, existem pessoas que fazem e querem o melhor para sua comunidade.

2.Cidadania é o respeito a comunidade, e as pessoas que nela vivem, um exemplo: ajudar o próximo.
Cidadão:´é quem respeita e está presente nas decisões da sociedade em que vive, um exemplo: zelar pelo patrimônio público.

3. Não, porque se todo mundo exercesse cidadania, viveríamos em um mundo muito melhor, sem paredes pichadas, sem violência, sem desreipeito aos mais velhos, e haveria pessoas mais capacitadas e dispostas a não comenter a corrupção, e nós como cidadãos, não devemos vender nosso voto pois a partir desse ato começa a corrente da corrupção.

Alunas: Amanda, Bárbara e Cleidenir.

2º ano A

Unknown disse...

alander,Larissa, Jaquel

2- Cidadania,é um conjunto de pessoas, regras e etc...
é respeitar as regras do local onde vc moras e as pessoas com quem vc convive!


aaaaaaaaah, eu qê respondi *
urullll!
ALANDERRRRRRRR!

Unknown disse...

1-O artigo fala a respeito de como uma pessoa deve agir como um cidadão deve se comportar, respeitar regras, deveres dos mais sinples aos mais rigidos.
2-Cidadania são os direitos de uma pessoa com relação a sociedade. Ser cidadão é respeitar as leis da sociedade
3-Não muitas não tem respeitos com os mais velhos não respeitão as leis muitas outras coisas

Unknown disse...

aff
bom o artigo sobre cidadania, é muito bao
este artigo realça o dever do cidadão pois as vezes as pessoas esquecem o que vem a ser cidadania
dos seus deveres, das suas obrigações e regras, pois os seres humanos tem que saber dos seus deveres

conclui-se que este foi bem postadoo, e que todos nos deves analisar e por em pratica o que aprendemos com essa liçao de cidania

sorry...

Unknown disse...

Alunos; Gabrieli Tonsis e Orlando Sperandio Neto. 2º Ano 'A'

1- Relata uma questão importante na sociedade, porém não cumprida pela maioria da população. A cidadania é um gesto de bondade. Muitas pessoas não cumprem seus deveres e obrigações para que a sociedade melhore a cada dia mais.

2- Cidadania consiste em um gesto de bondade, respeito, amor, para com as pessoas e as coisas. Ajudar ao próximo é um gesto de cidadania.
Cidadão é aquele que respeita as decisões e deveres propostos pela sociedade e as pessoas que vivem nela.

3- Não. A maioria das pessoas não exercem sua cidadania, pois, só pensam em si mesmos e não fazem nada para ajudar a quem precisa para que a sociedade seja melhor. Se todos nós fizermos a nossa parte o mundo consequentemente terá muito mais amor e paz.

Unknown disse...

1-Ele relata um assunto bem conhecido embora pouco praticado, pois a população não esta praticando os deveres de cidadãos não estão se sentindo nessa obrigação

2-Cidadania-> atos e deveres a serem cumpridos como ajudar o proximo,respeita sinais e placas,saber dizer obrigado, por favor, desculpa quando necessário, respeita todas as leis juridicas por exemplo não rouba nem mata entre outras.
Cidadão->são pessoas q cumprem esses atos e deveres

3-Não, pois nem todas as pessoas se sentem nesse direito muitas vezes pela ignorância falta de educação e respeito

Rayane S. Pansonato
Rafael A. Chela

Unknown disse...

Muito interessante,pois ja que ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas muitas das vezes isto nao esta acontecendo nos dias atuais.Ser cidadão e estar em ordem com as leis e cumpri-las conforme elas são,apredemos ser cidadão em vários lugares principalmente na escolas e em casa cidadania é o direito da pessoa em participar das decisões nos destinos da Cidade.Talvez sim mas nem todas exercem algumas destas leis exemplo disso é pessoas q são ajuda e esquencem de fala um palavra magia q e "obrigada,por favor,licença entre outras".Jaqueline Vieira 2°ano B

Unknown disse...

1. o artigo ficou otimo espero que sirva de licao para as pessoa saberem mais sobre cidadania e como agir como cidadao.
2.cidadania e voce agir sempre fazendo o certo sem pensar naquilo se vai ou nao trazer beneficios para voce mais para todos deferentes de classe socias.cidadao e quando eu brigo pelos meus direitos mas dentro daquilo que e certo e de fato de direitos como cidadao devemos impor nossas ideias e lutar para elas serem compridas.
3.nao pois muitos as vezes algumas pessoas desconhessem dos proprios direitos qque tem.outras lutam por esses direitos mas acabam perdendo pois vivemos no pais que so e visto e exercido leis para aqueles que tem dinheiro de mil causas na justicas de um pobre exigir seus direitos a apenas menos de um terco que possa vim gahar cabe as pessoas brigarem para serem exigidas novas leis onde possa valer para todos.

antonia 2b

Unknown disse...

TATIANE FERNANDES 2°B
1ª O artigo é muito bom nos leva a refletir nossos atoos, nos mostra que ser cidadão nao é so votar correr atraz de nossos direito é ver qtambem temos deveres como o de cuidar de nosso ambinte de conviveo, nossas atitudes com os outros.
2ª cidadania é um conjunto de regras de conduta no qual as pessoas que seguem sao pessoas cidadãs, ser cidadão é ter amor e respeito pelo que se faz e pelos outros é sempre querer um futuro melhor para si e para os outros, é respeita a natureza como um todo, é ser gentil com o próximo mesmo q o seu mundo esteja desabando, é correr atras dos seus direito e respeitar o dos outros.
3ª não!!! muitos não respeitam as regras de conviveo com os outras, sujam as ruas, os muros, não respeitao as leis.

Unknown disse...

1.
bom!
Achei interessante , pois nos retrata uma cidadania que geralmente não existe. A cidadania que nos mostra no texto Geralmente é uma entre dez pessoas que a pratica.Se todos fossem como nos mostra o texto a sociedade seria bem melhor.
Geralmente os cidadões não procuram fazer o bem para os outros mas sim para si mesmos.

2.
Cidadania:É a pessoa realizar atos que não são voltados somente para o seu proprio interesse.Mas que ajudam aos outros.Traduzindo que realiza o bem a si e aos outros (ajudar as outras pessoas,amor,respeito,entre outros...)
Cidadão:Pessoa que respeita deveres propostos pela sociedade.

3.
Não,Pois hoje em dia as pessoas procuram fazer o que acham ser melhor para si mesmos,não se importanto com que aconteça com os outros,e não importanto com as consequências de seus atos,a maioria dos cidadãos pensam somente em dinheiro,e em outras coisas que vão vizar o seu melhor lucro..

Bruno Alves Gouveia
2°ano B
vespertino

Unknown disse...

1.Nós concordamos com artigo pois nos mostra a realidade dos fatos.todos temos o dever de respeitar os limites de cidadao,respeitar ideias expostas pela sociedade,assim tentando ajudar de certa forma o país.
2.Respeitar os limites de cada pessoa,é impor a sua ideia.ser cidadão é ajudar ao próximo e não ser um egoísta ético.
3.não,exemplo;as pessoas que comandam nosso país;além de serem corruptos,não agem para o bem estar da população,só pensam em si mesmo.

ACORDA BRASIL,ACORDA!

JOSIANE E VENICE 2°b

Unknown disse...

aluna:lais rosa guimaraes 2ºano"B"

1)o artigo fala de uma questao importante,na sociedade mas pouco praticado.
As pessoas estao perdendo o respeito umas com as outras, e a cada dia elas estao deixando de fazem os seus deveres na sociedade, pois elas devem sabem de seus direito perante a sociedade.


2)ser cidadao é um gesto de respeito com os outros.Ajudar as pessoa que nela vive, participar das decisões que sao impostas nela, e tambem saber respeitar todas as decisões escolhidas nela.

3)nao, pois se todos nos exercesse a cidadania nos nao viveriamos nesse mundo de hoje cheio de desrrespeito com os outro, lixos nas ruas, muros pichados irria ser tudo diferente, com mais respeito um ajudando o outro irria ser cheio de paz.

Unknown disse...

1) O artigo é bastante claro,porque ser cidadão é esta de acordo com as normas da sociedade, é exerce a cidadania.E esse artigo retrata muito bem o volores de ser cidadão, pena que muitas vezes as pessoas esquecem desses valores.
2)A cidadania proporciona a convivencia entre pessoas de diferentes grupos,porque é preciso que haja uma regra valida para todos.A CIDADANIA é um conjunto de regras que visa o melhoramento de nossas vidas,pois a partir dessas regras as pessoas passam a desempenhar os seus papaeis e buscam o melhoramento e o desenvolvimento da sociedade.Mas para que isso ocorra é preciso que todas as pessoas sejam responsaveis e trabalhem juntas.
Pois temos que ser cidadãos.Ser cidadão é saber viver em sociedade,participar das decisões da comunidade com ideias positivas que visa o melhoramento para todos.Quem é cidadão não destroi preserva,sempre busca uma solução, não discrimina,não tem preconceito é solidario.Ser cidadão é saber respeitar o proximo.
3)Não, as pessoas estão se esquecendo dos valores de ser cidadão,a sociedade esta cheia de pessoas que visam seus proprios interesses.

Unknown disse...

1* O artigo abordado é otimo por mostra o que é ser cidadão, e o que é a cidadania,ele nos fornece claramente nossos deveres que devemos realizar,passando a realidade do que nós precisamos fazer para ser cidadão e também para exercemos a cidadania que nos é imposta.Se aseitarmos e exersemos o que se passa a nós por este artigo, ai sim estaremos sendo cidadões que praticão a cidadania.

2* Ser cidadão é sermos pessoas que sabe respeitar opiniões de outras pessoas,acolhendo suas sugestões.Preservando os patrimonios publicos e o meio onde vivemos, não exersendo isso apenas onde moramos mas sim em todos ou em qualqer lugar que formos.

3* Não. pois presencimos em nosso dia a dia muitos acontesimentos e ações de pessoas que "dizem ser cidadões" mas não teem a minima noção do que é ser um cidadão. e as vezes até nós mesmos sabendo o que se deve fazer cometemos falhas em ser cidadão.

Unknown disse...

1.o artigo demostra o que é ser cidadão e seu deveres,claro que sempre havera opiniões diferente e e novos deveres aparecera.

2.ser cidadão é exercer com todas suas obrigaçoes, que a em nosso pais estado ou cidade. Se todos soubessem o que é ser cidadão viveríamos em um país melhor, menos injusto e outra qualidade de vida. Infelizmente, são poucas as iniciativas para a criação dessa consciência na sociedade.

3.não por que muitas pessoas não tem um bom conhecimento do que é ser cidadão, é muitas não se conscientizam com seus deveres entre a sociedade e se preocupam com seus deveres politicos.

Raiza Cheyenne C. P. Marques disse...

O artigo mostra a opinião do autor sobre o que é cidadania e o que é ser cidadão.
Opiniões sobre o assunto sempre tem muitas mas não muda muita coisas, o contexto é o mesmo. Concordo com a opinião do autor, ser cidadão é não esquecer dos outros respeitá-los, cuidar de nosso patrimonio,etc. O lar é o primeiro lugar onde a cidadania deve ser praticada, pois é ali onde ficamos mais tempo, assim como nas escolas, hospitais, restaurantes, na sociedade, delegacias, etc, em casa tambem tem regras que devem ser cumpridades e feitas por todos que ali vivem.
Ser cidadão é lutar pelos seus direitos sem prejudicar os outros, é respeitar as regras impostas pela sociedade, lutar por justiça, é ajudar o outro com alegria sem se importar com raça, cor, idade, etc, é cuidar do que é seu, do que foi feito pra você, é ser feliz e fe]azer o outro feliz.
Cidadania é exercer um bom papel dentro da sociedade, é um simples gesto de não fumar em lugares publicos, de parar o carro para crianças, idosos, deficientes passarem,é um simples gesto de não ser corrupto, de não roubar, etc.
Infelismente, há pessoas que desconhecem ou até conhecem mas não ligam pra palavra cidadão ou cidadania. Normalmente, pessoas sem ética, são as que não "percebem" que estão virando o país(cidade, estado, etc), do avesso. Pois não estão comprindo com seus deveres. " esperança é a ultima que morre", como a frase diz,só resta a esperança de as pessoas mudarem de idéia e mudar suas atitudes "selvagens para atitudes domesticaveis" pois, são essas que levam nossa sociedade para um mundo melhor.
Obs: Atitudes selvagens são atitudes tomadas por pessoas que visam somente o seu interesse. Exemplo: politicos corruptos, traficantes, etc

Raiza
2°B

Unknown disse...

1- O artigo referido nos mostra claramente como ser um cidadão, sendo respeitoso com a nossa sociedade. Se todos seguissem ese caminho concerteza o mundo seria muito melhor .

2- Cidadania é o conjunto de todos os aspectos que juntam para ser um cidadão,é participar juntamente com os governantes numa melhoria do país,intervindo nas opniões.
Cidadão é uma pessoa que sabe ter respeito ao proximo,pois cada um tem um "olhar" diferente, perante a algumas circunstâncias, sabe se comportar numa sociedade e em variados ambientes.

3- Não. Pois há pessoas que só reclamam, e não são capazes de fazer alguma coisa para sua melhoria. Achando que reclamar e esperar vai solucionar o problema. Pois além de ouvir opnião de outras, precisamos principalmente impor as nossas.

Aline disse...

1- O artigo é bem exclarecedor sobre a cidadania, pode- se ver claramente o que significa ser um cidadão.


2- Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição.


3- Não. A maioria das pessoas hoje não procuram saber quais são os seus direitos e seus deveros. Inflingindo regras e querendo o melhor só para si mesma. E se todos exercecem a cidadania o mundo não estaria como esta hoje.

Unknown disse...

2)é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas.

1)È TER RESPEITO PARA COM TODOS SABENDO SE COMPORTAR DENTRO DA SOCIEDADE NA AÇÂO DE SEUS DIREITOS E DEVERES SABENDO PRESERVAR UMA BOA IMAGEM PARA A SOCIEDADE.

3)Não, porque se toda as pessoas fizessem sua parte,o mundo seria bem melhor e não haveria tantos problemas na sociedade

Unknown disse...

Marino # 998 ;D 3° "A"


1- O artigo deixa bem explicado oque seria ser cidadão , é como um mini manual de como ser um bom cidadão ! ;D

2- Cidadania: É ter seus direitos , direito de trabalhar , namorar, viver, mas sempre seguindo as regras da lei moral , das coisas mais simples , como não jogar lixo no chão , respeitar os mais velhos , por exemplo .
Cidadão : É aquele que por exemplo pratica a cidadania. Ser cidadão é ter direitos e deveres.

3- Com certeza não , muitas pessoas usam apenas os seus direitos de cidadão , mas não os deveres, quando esta pessoa não cumpri seus deveres diante a sociedade ela pode sim ser conciderada um NÃO CIDADÃO .

Na disse...

1- O artigo tenta passar para o leitor os valores de cidadania, oque é ser um verdadeiro cidadão.
Muitas pessoas não sabem os direitos e deveres que tem perante a sociedade, portanto a maioria das pessoas não exerce corretamente o papel de cidadão. E sim, eu concordo com ele.

2- •Cidadania tem muito à ver com respeitar as outras pessoas de um mesmo circulo social, está presente no cotidiano de todos. Dentro da escola, na padaria e no trânsito, por exemplo.Ela consiste em bons modos com o patrimonio público, a rua muitas vezes é usada como lixo, oque é uma tremenda falta de cidadania!
•Cidadão é aquele que pratica a cidadania, ou seja, se envolve com outras pessoas, tem que saber oque acontece na sociedade.Um bom exemplo disso é saber dos projetos que são aprovados pelos vereadores(e que logo depois são mandandos à prefeitura para que sejam executados), sendo mais presentes nas reunioes que são abertas a todas as pessoas. Cidadão tem que saber exirgir os direitos que a lei lhe permite na medida certa.

3- Não na maioria dos casos, pela falta de informação e até mesmo a falta de respeito com os demais. Muitas pessoas por exemplo, não sabem que tem o direito de reclamar de um poste que está com a lâmpada queimada, e acabam deixando de exercer o papel de cidadão.

Unknown disse...

1-O artigo nos diz de como são importantes os gestos de cidadania, como um simples "bom dia" pode ser significativo para alguem.

2-Ser cidadão é respeitar os desejos e vontades do proximo, não se esquecer de que mais necessita e sempre estender a mão para um amigo.
A cidadania exige que todos desempenhem seu papel para um convivio melhor entre cada cidadao, papel esse de jogar sempre lixo no lixo respeitando os patrimonios publicos.

3-Nem todos exercem cidadania como deveria, se assim fosse talvez viveriamos em um mundo de paz e fraternidade e nao de misseria e desigualdade.

Unknown disse...

1- O artigo é bem claro com o que é ser cidadão,sobre seus direitos e deveres.

2- Ser cidadão é saber agir dentro das regras da sociedade,saber ajudar ao próximo quando necessário e também saber respeitar os outros do mesmo jeito que você quer ser respeitado.Cidadania é saber viver em conjunto,ou seja,é saber conviver com outros pessoas em uma mesma comunidade,obedecendo as regras dessa comunidade.

3-Não.Porque muitas pessoas não respeita ninguém,destruindo patrimõnio público e muita gente não sabe de seus deveres,só querem saber dos direitos,ou seja,só querem ser ajudadas e acabam não ajudando o próximo e isso não é ser cidadão.

Unknown disse...

1- ..."Apesar do assunto ser uma questão simples, ele foi bem colocado, pois varias pessoas, ainda não tem a noção exata do que é ser cidadão, e precisam ler um pouco mais para que mude algumas maneiras de ser, fazer, e se relacionar".

2-Cidadania, é conquistar seus direitos e também realizar seus deveres, todas as pessoas possuem esses direitos e deveres, em igualdade.
Ser cidadão é cumprir com seus deveres e assim como ter seus direitos, respeitando uns ao outros em geral sem descrições.
3-Nem todas as pessoas exercem a cidadania, temos como exemplo; vandalos, informalidade para com quem possui algum tipo de problema (fisico, psicológico, economico, racial...)entre outros.
As pessoas cidadãs tem os direitos de serem tratadas por igual, cidadania é respeito, e com res´peito tudo se transforma em coisas boas.

(PRISCILA, PAULA).
3ºA

Unknown disse...

1.O artigo vem nos explicando o modo correto de ser um cidadão ...
isso trás muito conhecimestos para a humanidades que muitas vezes necessitam de exemplos de comportamento.
2.A introdução de cidadania consiste em sermos cidadões corretos e respeitar as leis públicas ex:não jogar lixo nas ruas, respeitar os semelhates nao importando a sua idade...
Ser cidadão e participar de decisões para a melhoria da cumunidade e do bem estar da população.
3.Não,porque muitas das vezes presenciamos atos de vandalismos que nos mostram a realidade de nosso mundo.

Unknown disse...

Elisa e Franciely 3°A

1-O artigo retrata uma realidade que muitas vezes não existe, porém se a cidadania fosse praticada de forma coerente com certeza o mundo seria algo bem melhor e muito mais amparador com as pessoas e suas necessidade.
2-Cidadania é um conjunto de direitos políticos e sociais que um indivíduo possui e isso lhe dá o direito de intervir na direção das ações públicas do Estado, participando de modo direto ou indireto. Ser cidadão é ter gestos e atitudes que contribuem para que ocorra um bom desenvolvimento na sociedade e para que haja respeito entre as pessoas que habitam nela. Então para que todos possam ser bons cidadãos e terem uma boa qualidade de vida há necessidade de haver respeito, solidariedade, principios básicos de ética e acima de tudo amor ao próximo.
3- Não. Muitas vezes as pessoas deixam a desejar por não reividincar os direitos que lhe são concedidos por lei, assim deixa a sociedade em falta.
Bjuh Profee

Unknown disse...

Adelaine e Fernanda (3º "A")

1- O artigo traz de forma clara como praticar a cidadania e ser um bom Cidadão... Podendo, assim, revogar por seus direitos diante da sociedade sempre que se ver injustiçado, claro, que para isso ele tem que ser um bom cidadão.
Porém como sabemos nem sempre a cidadania é praticada por todos!!

2- O conceito de cidadania sempre esteve fortemente ligado aos direitos e deveres de um cidadão perante a sociedade. Cidadania consiste em pequenos gestos no dia-a-dia.

Ser cidadão é não pensar só em si, mas pensar no próximo e esperar o melhor para ambos. É participar de decisões e saber a hora certa de reinvidicar seus direitos...

3- Não, pois se todos exercessem a cidadania viveriamos num mundo menos desigual e bagunçadoo... Em que pouco se investe na educação, saúde e bem-estar da população.

Cabriotti disse...

Malí e Tammirys 3°A

1- O artigo é bem informativo, todos devemos estar por dentro de direitos e deveres. Muito Bom!!! ;),

2- Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.

A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário, até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
Enfim é isso, mas é uma pena q apesar de todos sermos cidadãos, nem todos exercem a cidadania!

3-Não! Porque nem todas as pessosas estão informadas sobre seus direitos, as vezes por não ter um certo conhecimento acabam sendo enganadas por pessoas que querem se aproveitar. Exemplo: Uma pessoa trabalhou em uma determinada empresa por três meses e sua carteira de trabalho não foi assinada, quando esta pessoa pediu demissão, a empresa queria cobrar o aviso prévio, mas o funcionário era bem informado sobre seus direitos, então não correu o risco de ser passado para trás.
A respeito dos deveres,obrigaçoes, existem pessoas que não praticam e apenas exigem seus direitos, isto está completamente fora da definição de cidadania.

Unknown disse...

Ketlen Oliveira e Letícia Fernandes =D
1°A.

1- O texto fala sobre o que é ser cidadão, para uma melhor sociadade o que as pessoas devem fazer ...

2- Ser cidadão é respeitar o meio ambiente, é se preocupar com o lugar onde vivemos, é ter consciência das consequências.

3- Não, muitas pessoas não cumprem seu papel de cidadão, desrespeitando ao próximo, e deixando de cumprir seus deveres.

Unknown disse...

( ARNÓRBILL ) Lucas & Deputado (Elvis)


1:)
AChamos bem legal , interessante
relata bem como agir como um cidadão decente.

2:)
cidadão é respeita uns aos outros , na sociedade , seguir as regras q são colocadas no nosso cotidiano. Avee maria;D

3:)
nao , se todos cidadaos agissem corretamente , nao teriamos desigualdade social nem economica.

Unknown disse...

Murilo,Anderson.

1-O artigo explica muito bem sobre cidadão e cidadania, e como deve ser no seu dia a dia.

2-Cidadania:É o respeito que a gente deve ter com as pessoas em qualquer lugar que a gente for.
Cidadão:É participar e estar presente na sociedade, e zelar o patrimonio publico.

3-Não,Que nem todos(a) as pessoas cumpre com os seus deveres de cidadania.

Unknown disse...

Amanda e Felipe!
1ºA

.1-O Artigo deixou bem claro o que é cidadania e o que é ser cidadão,foi uma explicação de poucas palavras mais de grande qualidade.

.2-Ser cidadão é conviver com diferentes pessoas com opiniões diferentes e interagir de forma respeitosa e amigável com nossa sociedade e com as pessoas a nossa volta.
Cidadania é ter respeito com as pessoas que convivemos no nosso dia a dia,respeitar o lugar onde moramos cuidando desse ambiente,resumindo,o verdadeiro cidadão é aquele que respeita e cuida da sua sociedade interagindo com todos que estão presentes no seu dia a dia.

.3-Não.Muitas pessoas não respeitam o próximo,não cuidam do ambiente em que vivem e alguns ainda fazem atos de vandalismo em sua cidade.

Unknown disse...

Alunas: Danielle Karine Schoenberger e
Mayra Rodrigues Oliveira ;*
1 Ano "A".

1- O artigo é bem interessante, o qual passa mesmo o que é ser cidadão, a qual vc deve saber respeitar e ser respeitado. E ao qual todos devem se informar sobre isso.

2- Cidadania nos mostra o que realmente é ser cidadão. E para isso precisamos ter disciplina, atitudes corretas, e principalmente ter respeito pelos outros para podermos ser respeitados, além de direitos e deveres com o MUNDO, as pessoas.

3- O bom era se fosse. As pessoas não pensam muito nos outros, mas é nelas mesmas e isso é ruim, pois acaba com a sua imagem na sociedade e provavelmente sua exclusão. E então, não da para termos uma vida mais descente.


Assim segue o nosso comentário sobre o texto Cidadão - Cidadania.
e Parabéns pelo seu blog Professora!
Beijos ;*
Atéé mais!

Unknown disse...

Cristiano / Túlio
1-Nós concordamos pois a cidadania é realmente um gesto de respeito com as pessoas que consiste na sociedade!

2-Ser cidadão é ter consciência social, ser cidadão é exercitar o seu papel diante da sociedade sabendo seus direitos e deveres na sociedade!

3- Para ser cidadão não basta ter certidão de nascimento, votar, pagar tributos,mas sim obedecer a leis!
E nem todas a pessoas exerce esse papel!

Unknown disse...

aluna:gesile

1-Eu achei muito interessante pois fala como que devemos nos comportar diante da sociedade.


2- Ser cidadão é ter o direito de escolha como de pensar agir etc.
E sempre respeitar as leis que devem ser seguidas

3- nao.pois na nossa sociedade existe diferencas sociais. Sempre quem manda é o que tem mais poder executivo . eu acho que as leis tem que ser tambem para os ricos pois se um pobre rouba um sabonete em um mercado ele é preso na hora e na prisao é masagrado .Se um ricou mata rouba as vezes eles nao sao presos e quando vao ficam nas melhores prisoe.ter em um papel escrito as leis e os direitos da pessoanao quer dizer que ela é cidadã. Ai é que surge uma perguntaaa. sera que todos merecem ser cidadao ? Pois ser cidadao é ter direitos iguais nao tendo ecessao entre rico e pobre

Unknown disse...

william e djones
1- acho que esse artigo esta de acordo com os conceitos para se ser um cidadão, e principalmente respeitarmos uns aos outros.
2-ser cidadão é saber respeitar o próximo, os conceitos do próximo, cumprir com seus deveres e obrigaçõesna sociedade.
3-não porquê elas acham que exercer a sua função de cidadão é uma completa perca de tempo,e uma completa chatice. mas estão muito errados, ser cidadão é respeitar não só os mais proximos mais todos a sua volta.

Unknown disse...

1-djones e william
ser cidadao é uma pessoa que respeita os patrimonios públicos respeita as pessoas sejam do jeito que forem.
A cidadania ela deveria ser anunciada em todos os lugares de ensino.
2-cidadania são os direitos e deveres de uma pessoa na sociedade e cidadão é uma pessoa ajuda a preservar o seu municipio,sua escola,etc.
3-Não porquê as pessoas estão destruindo os patrimônios públicos do municipio,fazendo as coisas que não pode desrespeitando os mais velhos,etc.

Raiane ~ disse...

Raiane e Ana Elizabeth
1° A

1) O artigo na nossa opinião está corretissimo , porque explica bem oque é ser cidadão e cidadania .

2)Ser cidadão não é só respeitar as decisões da sociedade mais sim também e ajudar o próximo .

beijos&queijos :*

3)O artigo relata uma cidadania que as vezes não existe no nosso dia a dia , porque se todos nós fazermos a nossa parte talvez viveriamos num mundo melhor .

Unknown disse...

geisla e bruna 1ano

1- o artigo e bastante interessante e explicativo que relaciona sobre os fatos do nosso dia a dia sobre o que e ser cidadaõ 2-ser cidadaõ e saber respeitar as ideias e as escolhas das pessoas do modo em que elas vivem no seu dia 3-naõ.porque muitas pessoas naõ exercem o que saõ melhores pra sua condiçaõ de vida

Luma Martins disse...

Alunas: Dhamayara Cunha Ferreira & Luma Martins Barbosa - 1º "A"

1- Este artigo é interessante, pois fala sobre os deveres e direitos do cidadão...
coisas importantes, que raras pessoas, o cumprem, fazendo com que os outros vejam nosso pais como um país "mal educado".

2- Cidadania são os direitos que nós cidadãos temos perante a sociedade...
Direitos de se expressar e fazer escolhas que achamos corretas.
Ser cidadão é obedecer as regras do lugar onde vive, e usufruir dos direitos da cidadania, "sem abusar" é claro.

3- Infelizmente não, pois moramos em um país injusto e preconceituoso que nem sempre faz com que exerçamos nossos direitos, e nem sempre exercemos nossos deveres como cidadãos.

Unknown disse...

geisla e bruna 1ano

1- o artigo e bastante interessante e explicativo que relaciona sobre os fatos do nosso dia a dia sobre o que e ser cidadaõ 2-ser cidadaõ e saber respeitar as ideias e as escolhas das pessoas do modo em que elas vivem no seu dia 3-naõ.porque muitas pessoas naõ exercem o que saõ melhores pra sua condiçaõ de vida

Unknown disse...

geisla e bruna 1ano

1- o artigo e bastante interessante e explicativo que relaciona sobre os fatos do nosso dia a dia sobre o que e ser cidadaõ 2-ser cidadaõ e saber respeitar as ideias e as escolhas das pessoas do modo em que elas vivem no seu dia 3-naõ.porque muitas pessoas naõ exercem o que saõ melhores pra sua condiçaõ de vida

Unknown disse...

Gabriela Cristina e Jade de Sá 1º

1) O artigo mostra o que é ser cidadão. O modo de agir das pessoas, desde a forma simples até a complicada. Nos mostra que devemos respeitar as pessoas, para assim formarmos uma sociedade correta.

2) Cidadão, é um indivíduo que tem o direito de participar e o dever de respeitar a sociedade em que ele vive. Ele pode ter uma participação direta (votar) ou indireta (possuir um cargo púbblico) na sociedade.

3) Nem todas as pessoas exercem sua cidadania. Muitas vezes deixam de se questionar, protestar e correr atrás dos seus direitos por acomodação. Se todas as pessoas exercecem seus direitos de cidadãos, não haveria tanta desigualdade social.

Unknown disse...

Mayara e Mayumi (
1 - Esse artigo nos mostra o que é cidadania e como é ser um bom cidadão,
como nos interagir com as outras pessoas sabendo respeitar e compreender as opiniões de cada cidadão.

2 – Cidadania é um ato de respeito com a comunidade. Ex : ajudar o próximo.
Cidadão é a pessoa que exige seus direitos e respeita as decisões impostas pela sociedade. Ex : A lei Anti - Tababismo.

3 – Não. Porque nem todas as pessoas se preocupam com o próximo e não tem interesse em melhorar seu cotidiano.

Unknown disse...

Beatriz/Bianca
1ºA

1) Diz respeito ao dever do cidadão para com o próximo, a formação de uma sociedade mais solidária, ajudando melhor o desenvolvimento da nação.

2) Cidadania é o respeito e zelo da comunidade aos patrimônios públicos e com os outros cidadãos que nela vivem. Toda interação da pessoa para o bem da população e de si próprio.

3) Não, se todos exercecem seu dever de cidadão, o valor e os ideais de cada pessoa seriam respeitados, menos violência e mais personalidade seriam palavras símbolo de uma comunidade completa.

Rívea Leal disse...

josiquele
1ºa cidadania sao pessoas que precisao da nossa ajuda e que necessitam a melhorar ainda mais a nossa comunidade

2-ser cidadao e ser pessoas que tem orgulho di ser cidadao ser pessoas direitas e ser pessoas respeitadas pela comunidade

3-nen todas pessoas exercem sua cidadania porque tem pessoas que nao respeita os direitos dos outros e nao respeita as comunidades.


















c


















c

Unknown disse...

1.O artigo define bem o que é cidadania e ser cidadadao.Com todos os seus direitos e deveres.

2.Atualmente ser cidadao é pertencer a uma sociedade e participar dela,ajudando aqueles que não tenham em mãos seus direitos de cidadão,como:educação,moradia,alimentação e uma vida digna de pessoas.É dever tambem do cidadão ajudar a cuidar da sua cidade.
3.A muitas pessoas que não exercem seus deveres como cidadão.

Unknown disse...

Alunos: Michel Lucas, Elielton
1°B

1- Bom , o artigo fla como ser um bom cidadao , mostra uq devemos fazer para nos melhorar a ser um cidadao melhor...

2-Ser Cidadao é ter direito de fazer uq quiser, a nao ter preconceito , ser respeitado por tdos...

3-Na minha Opiniao, Naum , pois neem tdo pessoa exerce seu direito correto de ser Cidadaao, pois neem tdas as pessoas seguem as leis ..
=D

Unknown disse...

Dheniffer Eliezer
1B
1-O artigo explica como devemos agir em cidadania e como ser cidadões,respeitar a sociedade

2-Cidadania é todo ato da sociedade; ser cidadão e respitar todos as opiniões.

3-Não porque nem todas as pessoas respeitam as normas da cidadania

Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Samara Raguel disse...

Samara Raguel
1° B
1- O Artigo é simples e objetivo
Nos explica a entender melhor sobre o que é cidadania e ser cidadão.


2- Cidadania se consite as atitudes boas como o respeito
Ser cidadão é ter respeito para com os outros,para que a vida de todos melhorem.
3- Não Porque nem todos sabem usar ela, mesmo sendo muito importante

Rafael disse...

01-É mto bom, pois é interessante e mostra um pouco como deveriamos ser, mas o mundo hj é mto diferente, pois ninguem respeita ninguem.Eu concordo com esse artigo e gostaria que todo mundo gosta-se e trata-se e fosse assim.

02- Ser cidadão ou ter cidadania, é respeitar o proximo, fazer os seus deveres, e cumprir com as leis.

03- Não, pois tem pessoas que robam, matam, e desrespeitam a todos.Pois desobedecer uma lei, ou faz coisas contra seu pais, não é assim um cidadão.



Douglas/Rafael 1° ano 'B'

Unknown disse...

GUILHERME NETZLAFF BERNINI _O_R_E_L_H_A_$_

1- Bom o artigo explica e orienta a qestão da cidadania !!! nos dis com funciona e oque significa isso

2- Cidadania é ter direitos na sociedade, e realizar as coisas em conjunto!!! ser cidadao é respeitar as decisaoes do outro, cumprir com suas obrigasoes e disfrutar de seus direitos!!!

3- NAO !!! Poque nem todos respeitão o procimo e cumprem com suas obrigasoes !!! como no caso de marginalidade !!! essas pessoas nao praticão cidadania !!! esse é um dos muitos exemplos !!!

;D

bjs


qero nota por isso viu =D

Unknown disse...

1.ser cidadão euma maneira de demostrar uma de varias de sua qualida pena que muitas pessoas não e assim.
2.cidadania e respeito as as pessoas são as mesmas coisas e cidadão e respeita as escolha das pessoas
3.não. porque muitas pessoas não respeitam os direitos dos outros.

Unknown disse...

Alunos: Michel Lucas, Elielton
1°B

1- Bom , o artigo fla como ser um bom cidadao , mostra uq devemos fazer para nos melhorar a ser um cidadao melhor...

2-Ser Cidadão éh respeitar os companheiros, ter direitos igual a tdos, naum sofrer preconceito, e naum ser preconceituoso com nimguem..

3-Na minha Opiniao, Naum , pois neem tdo pessoa exerce seu direito correto de ser Cidadaao, pois neem tdas as pessoas seguem as leis,e naum somente seguir as leis como comprar elas tmB...
=D

Unknown disse...

Nomes:Fabricia Bethina, Jackeline dos S. Oliveira e jaqueline silva santos.1°B
1°- O artigo explica os nossos direitos e os deveres que nos os cidadões devemos ter para com a sociedade.
2°- ser cidadão é ser ciente de que temos direitos e deveres e respeitar as demais opiniões.
cidadania é saber que não podemos ter atos de vandalismo e ter educação
3°-Não,porque muitas pessoas não respeitam os deveres que a sociedade nos propõe.EX:Não respeitar os limites de velocidade, jogar lixo na rua e ter atos de vandalismo.

Unknown disse...

MURILLO GALVAO
1B...
1="O ARTIGO NOS TRAZEM ..
COMO SER UM CIDADAO HONESTRO
E NOS COMPORTAMOS DIANTE DESSA SITUAÇA..."

2= cidadania e apreender melhora..
e saber a ajudar ao proximo etc..
SER cidadao e respeito ao proximo.
contribuir para a vida de todos melhorem...


3=NAO POR QUE AS PESSOAS TEM QUE SABER MAS SOBRE SER UM BOM CIDADAO..

- Spy[B]ot disse...

1- No artigo quer dizer, para a pessoa ser um cidadão ela tem que participar das decisões tomadas pela comunidade.


2- Cidadania: Nao é só pensar em si mesmo mais tbm pensar em tudo ao seu redor.

Cidadão:Ser cidadão é ser justo com as pessoas, ajudar ao proximo, participar de todos os eventos, ter seu proprio direito politico e zelar pelo seu municipio.



3- Não.Porque tem pessoas que só se importam com si proprio e nao liga pra nada ao seu redor.

Unknown disse...

1-Cidadania é respeitar o direito do proximo em qualquer situação......
Ser cidadão é respeitar os mais velhos saber dizer obrigado e não julgar o proximo pelo que ele tem....e sim pelo que ele é...
2-não pq nem todos repeitam o proximo....e nem todos tem seus direitos.....MAYARA.LEIA.........

Unknown disse...

1) Este artigo é muuito interessante e muuuito importante para todos nós, desde os mais pequeninos até os mais velhos!
Respeito e Educação " amor ao proximo", Pois ele nós ensina a forma correta de como devemos tratar as pessoas não só em casa mais tambem na rua, na escola, na igreja, na festa, entre outras...

2) A> Ser cidadão é lutar penos nossos direitos, mais cuprir com nossos deveres!
B> Cidadania pode ser confundida com nossos direitos, mais na verdade mesmo é pessoas que anseiam por mais direitos, por uma vida melhor, que busca os seus objetivos e luta até o fim até chegar a sua VITÒRIA.

3) Com certeza não! Pois vemos isso no decorrer de nossas vidas, na escola, na rua,... e se todos cumprisse NOSSO MUNDO SERIA MUUUITO MELHOR!

- Spy[B]ot disse...

1- No artigo quer dizer, para a pessoa ser um cidadão ela tem que participar das decisões tomadas pela comunidade.


2- Cidadania: Nao é só pensar em si mesmo mais tbm pensar em tudo ao seu redor.

Cidadão:Ser cidadão é ser justo com as pessoas, ajudar ao proximo, participar de todos os eventos, ter seu proprio direito politico e zelar pelo seu municipio.



3- Não.Porque tem pessoas que só se importam com si proprio e nao liga pra nada ao seu redor.

Alunos: Everton C. Maciel, Adênio Matheus Krakeker
Serie: 1-B

Unknown disse...

1) Este artigo é muuito interessante e muuuito importante para todos nós, desde os mais pequeninos até os mais velhos!
Respeito e Educação " amor ao proximo", Pois ele nós ensina a forma correta de como devemos tratar as pessoas não só em casa mais tambem na rua, na escola, na igreja, na festa, entre outras...

2) A> Ser cidadão é lutar penos nossos direitos, mais cuprir com nossos deveres!
B> Cidadania pode ser confundida com nossos direitos, mais na verdade mesmo é pessoas que anseiam por mais direitos, por uma vida melhor, que busca os seus objetivos e luta até o fim até chegar a sua VITÒRIA.

3) Com certeza não! Pois vemos isso no decorrer de nossas vidas, na escola, na rua,... e se todos cumprisse NOSSO MUNDO SERIA MUUUITO MELHOR!


HADASSA e TAINARA

Unknown disse...

1.isso e muito interessante para algumas pessoas entender o que e ser cidadão no dia dia.
2.ser cidadão e ter respeito au prossimo, mesmo que ele tenha difitos ou algumas dificudades e não desrespeitar as pessoa
3.não. porque existe varias pessoas no brasil que não esrsi sua cidadania por não tem dinheiro.
ex:pessoas nos hospitais tem que esperrar hora e mais para ser atendidos so por não tem grana para pagar um hospital panticular.............. hellen e newton

Unknown disse...

1-EU acho que o artigo é muito importante pq ele esclarece bem o q é ser cidadão e como éa forma de agir e de se comportar perante á sociedade.DE uma forma geral alcilia muito no didia. 2-Consiste em ser comsiente de seus atos,des de jogar um papel de balinha no chão ou ajudar um idoso a atravessar á rua são atos como esse que fazen uma cidadãnia. 3-Nem todas as pessoas comtribuen pq achão q nunca vão precizar

Unknown disse...

1:O artigo está bem claro, explicando como devemos agir para com os outros,sendo assim um cidadão.

2:Cidadania,quer dizer: respeitar as opiniões das pessoas,respeitar regras, entre outros.

3:Para sermos cidadãos,devemos respeitar,compartilhar,e descidir o melhor para nós, não esquecendo do próximo!!!

4:Nem todos. Muitos pensam só em si mesmo, e não respeitão nada.

Jéssica e Madai

Unknown disse...

Joooooooooooooosi :D
2°A

1) o artigo explica como cada cidadão deve ser ou agir, perante uma cidadania.

2)Cidadania é uma interação entre povos, onde exista direito e deveres; tarefas e obrigações; em que por bem devem ser cumpridas.
Cidadão é qlqr homem, ao qual viva em uma comunidade;grupo.

3)Não, Em um mundo capitalista ao qual vivemos, inxegar apenas o próprio nariz se faz ser 'apenas mais um' ao invéz de somar para sermos Todos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Jeferson de Oliveira 1ºB

1- O texto retrata de forma explícita as regras que regem a sociedadee que devem ser impostas à todos os seus integrantes; explica de maneira sucinta o que é cidadania e como deve agir um cidadão.

2- Num contexto geral, cidadania involve e determina regras, obrigações, direitos e deveres, baseados também na ética e na moral, para que a sociedade tenha estabilidae geral, podendo ser social, econômica, política, religiosa, entre outras.
Ser cidadão é estar em pleno gozo de suas atribuições e participar de forma ativa na sociedade respeitando as regras impostas pela mesma.

3- Não. De forma geral, a sociedade possui ainda muitos cidadãos adeptos do individualismo e não agem de acordo com os preceitos regidos pela sociedade em que convivem; e não cumprem com o dever e suas obrigações e vivem de forma icógnita na sociedade.

Unknown disse...

1-O artigo explica bem o que cidadania ... mais importante é entender q temos direitos e deveres numa sociedade tão defragada,se toda sociedade entender isto,teremos uma vida melhor!

2-Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação...

3-Não porque as pessoas nao olha para os outros so olha para seu propio embigo.Quando acabar isso o mundo pode ser um pouco melhor.....

Unknown disse...


cidadania:é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, se acha no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política.


cidadão:é o habitante da cidade. Entretanto, esta definição não esclarece o conceito político da palavra cidadão. Politicamente, cidadão é o habitante de um Estado livre, com direitos civis e políticos. A palavra é derivada de cidade-Estado, conceito histórico e político.



Não, porque se todo mundo exercesse cidadania, viveríamos em um mundo muito melhor.

Chaienny.Liliane e Rayla 2°A